PLANEJAMENTO DE FILOSOFIA – 1º ANO
1º Bimestre | |||
Conteúdos | Metodologia | Avaliação | Nº de aulas |
Introdução à disciplina; | Leitura e estudo do texto: “Uma aproximação à Filosofia” de Karl-Heinz Arenz | Relatório das aulas; Participação; Redação de um parágrafo sobre o assunto. | 5 |
Os vários tipos de conhecimento; | Leitura e estudo do texto: “Tipos de conhecimento” extraído do endereço eletrônico: http://pt.scribd.com/doc/13271773/tipos-de-conhecimentos | Relatório das aulas; Seminário sobre os tipos de conhecimento. | 3 |
Pensamento mítico; | Leitura e estudo do texto: “Mito e religião” de Ernest Cassirer. | Resenha do texto. | 5 |
Da consciência mítica à filosófica. | Estudo do capítulo 5 “A aurora da filosofia: os pré-socráticos” de Gilberto Cotrim. | Caracterizando os personagens: Tales de Mileto; Anaximandro de Mileto; Anaxímenes de Mileto; Pitágoras de Samos; Heráclito de Éfeso; Parmênides de Eléia; Zenão de Eléia; Empédocles de Agrigento; Demócrito de Abdera. | 7 (2 reservadas à avaliação final) |
PLANEJAMENTO DE FILOSOFIA – 2º ANO
1º Bimestre | |||
Conteúdos | Metodologia | Avaliação | Nº de aulas |
Liberdade | Estudo da unidade 8 “Liberdade” de Silvio Gallo | Relatório das aulas; Seminário; Redação de um parágrafo sobre o assunto. | 6 |
Ética e moral | Estudo da unidade 5 “Ética e Civilização” de Silvio Gallo | Pesquisa: A ética aristotélica; Cartaz: Por que a ética traz a felicidade? | 6 |
A morte | Estudo do capítulo 5 “A morte” de Silveira Teles | Redação: Por que a morte deve ser pensada; Amostra da morte – uma espécie de museu | 6 |
Avaliação | Envolvendo todos os assuntos | 5 questões redacionais e 15 de múltipla-escolha. | 2 |
PLANEJAMENTO DE FILOSOFIA – 3º ANO
1º Bimestre : A filosofia política | |||
Conteúdos | Metodologia | Avaliação | Nº de aulas |
Participação: palavra de ordem | Estudo do capítulo 2: “Política e cidadania” de Silvio Gallo | Relatório de atividades; Análise de uma percepção política. | 3 |
As relações humanas e o poder | Idem | Resenha do texto em questão | 2 |
A política | Idem | Chuva de idéias: o que é e o que não é política. | 2 |
A democracia | Idem | Resumo | 3 |
A marginalização política | Idem | Fichamento partilhado | 4 |
A ação cidadã | Idem | Exemplos na comunidade de cidadania | 4 |
Avaliação | Idem | 5 questões redacionais e 15 de múltipla-escolha. | 2 |
PLANEJAMENTO DE FILOSOFIA – 1ª Etapa EJA
1º Bimestre | |||
Conteúdos | Metodologia | Avaliação | Nº de aulas |
Os vários tipos de conhecimento; | Leitura e estudo do texto: “Tipos de conhecimento” extraído do endereço eletrônico: http://pt.scribd.com/doc/13271773/tipos-de-conhecimentos | Relatório das aulas; Seminário sobre os tipos de conhecimento. | 6 |
Da consciência mítica à filosófica. | Estudo do capítulo 5 “A aurora da filosofia: os pré-socráticos” de Gilberto Cotrim. | Caracterizando os personagens: Tales de Mileto; Anaximandro de Mileto; Anaxímenes de Mileto; Pitágoras de Samos; Heráclito de Éfeso; Parmênides de Eléia; Zenão de Eléia; Empédocles de Agrigento; Demócrito de Abdera. | 10 |
Avaliação 1 | Todos os conteúdos | 5 questões redacionais | 2 |
Avaliação 2 | Todos os conteúdos | 10 questões de múltipla-escolha | 2 |
PLANEJAMENTO DE FILOSOFIA – 2ª Etapa EJA
1º Bimestre – Ciência e Filosofia | |||
Conteúdos | Metodologia | Avaliação | Nº de aulas |
Ciência e Filosofia: relações e contradições | Estudo do capítulo 12 “Filosofia da ciência” de Gilberto Cotrim | Relatório das aulas. | 4 |
O método científico | Idem | Resumo do assunto | 4 |
Transitoriedade das teorias científicas | Idem | Redação de um parágrafo sobre o assunto | 4 |
A filosofia investiga a ciência | Idem | Responder a pergunta: Por que a filosofia é importante para a ciência? Partilhar a resposta. | 4 |
Avaliação 1 | Idem | Amostra científica | 2 |
Avaliação 2 | Idem | 5 questões redacionais e 5 questões de múltipla-escolha. | 2 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário